Serviços

CIRURGIA BARIÁTRICA

O acompanhamento nutricional na cirurgia bariátrica deve ser iniciado no pré operatório. São realizadas avaliações afim de identificar e tratar deficiências nutricionais, minimizar de fato, risco cirúrgico mediante redução de peso. Planejar um programa alimentar de baixa caloria em pré-operatório visando reduzir a gordura hepática e abdominal, fazer um diagnóstico nutricional emitindo assim um parecer nutricional. No pós cirúrgico a nutrição clínica tem papel fundamental, já que a alimentação deve ser ajustada de acordo com a condição clínica do paciente. A progressão da consistência dos alimentos, o uso de suplementos alimentares e a qualidade alimentar são de fato, essenciais. Sequelas irreparáveis podem ser ocasionadas pelas deficiências nutricionais e devem ser evitadas com o uso de polivitamínico/mineral de forma preventiva. A suplementação adequada deve fazer parte do protocolo de atendimento de todos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. Por algumas vezes desde o pré-operatório e dependendo do tipo de cirurgia por toda a vida do paciente.

ALERGIAS ALIMENTARES

Tem sido observado um aumento de alergia alimentar nos últimos anos. Em algumas pessoas pode haver uma resposta imunológica alterada mesmo com um alimento que costuma ser inofensivo. Os alimentos que mais causam a alergia alimentar são o leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, peixes e crustáceos. Quando existe suspeita da alergia alimentar, procura-se fazer uma história clínica detalhada. Exame físico adequado e, testes dietéticos de exclusão do alimento suspeito seguidos de testes de provocação oral. Exames complementares podem ajudar no diagnóstico, como a pesquisa de anticorpos específicos a alimentos no sangue, testes cutâneos de hipersensibilidade e até exames endoscópicos com biópsias. A base do tratamento da alergia alimentar é a dieta de exclusão. Com a exclusão do alimento põe-se de fato, fim à alergia. A dieta deve ser individualizada e com um diagnóstico preciso, pois a eliminação de alimentos pode certamente levar a comprometimento nutricional.

EMAGRECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA

A busca por um estilo de vida mais saudável tem sido cada vez mais intensa. Porém junto com essa busca também temos muitas informações errôneas e que não trazem benefícios à saúde. O processo de emagrecimento é envolvido em um contexto muito maior de equilíbrio entre a ingestão de alimentos e o gasto de calorias. Emagrecer não é só comer menos e gastar mais energia. Temos que pensar na Individualidade de cada pessoa e de cada alimento. Ou seja, o que pode ser benéfico para você nesse processo pode não ser para o outro. Dessa forma, a nutrição clínica atua na prescrição de alimentos adequados para cada organismo emagrecer de forma mais efetivada e com mais qualidade.

DOENÇA RENAIS

A Nutrição tem papel fundamental no tratamento e prevenção de todas as doenças.

– Para litíase renal a nutrição trabalha no controle alimentar afim de evitar a formação de novos cálculos renais. – Para o tratamento conservador a nutrição atua de forma a controlar a alimentação afim de não causar nenhum tipo de sobrecarga renal. – Para a diálise a nutrição trabalha afim de controlar o estado nutricional, evitando perda de massa magra. – Para o transplante a nutrição atua, principalmente na qualidade alimentar e controle/manutenção do peso corporal. Isto ocorre não só devido aos efeitos das medicações imunossupressoras. Como devido a uma nova sensação de liberdade e bem-estar. É, deste modo, indispensável controlar esse apetite desde o principio. Uma vez que os excessos alimentares após o transplante renal contribuem para o aumento de peso.

DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

As DCNT possuem alta prevalência, e são representadas por obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doença renal, hepática e cardiovascular, além de determinados tipos de câncer. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, as DCNT são consideradas o maior problema de saúde do nosso país, sendo a causa de 72% das mortes. Os fatores de risco que aumentam a incidência dessas doenças incluem a genética e o ambiente externo, porém, grande parte dos casos têm influências que podem ser alteradas. Como por exemplo excesso de álcool, cigarro, sedentarismo e, claro, a má alimentação. A alimentação tem papel fundamental no tratamento e controle dessas doenças, de forma que o peso e a nutrição da pessoa estão diretamente ligados à saúde do nosso corpo. A nutricionista clínica atua de forma a controlar o peso e elaborar um plano alimentar individualizado e com adequação da qualidade alimentar. Bem como análise de suplementação para melhor tratamento dessas doenças.

VEGETARIANISMO

O vegetarianismo tem ganhado cada vez mais pessoas por diversos motivos. Como religião, preocupação com o planeta, amor aos animais, busca por uma melhor qualidade de vida, controle de problemas de saúde etc . É totalmente possível ser vegetariano e ter uma dieta muito equilibrada. Embora esta seja uma tarefa que exija disciplina e planejamento alimentar. A proposta da nutrição clínica é levar ao paciente uma maior variedade alimentar, prato colorido e com os diversos grupos alimentares. Dietas vegetarianas restritivas, monótonas ou desequilibradas podem acarretar deficiências nutricionais com relação ao ferro, vitamina B12 e proteínas. Além disso indivíduos vegetarianos e veganos podem precisar de suplementação medicamentosa de vitamina B12.

GERIATRIA

O vegetarianismo tem ganhado cada vez mais pessoas por diversos motivos. Como religião, preocupação com o planeta, amor aos animais, busca por uma melhor qualidade de vida, controle de problemas de saúde etc . É totalmente possível ser vegetariano e ter uma dieta muito equilibrada. Embora esta seja uma tarefa que exija disciplina e planejamento alimentar. A proposta da nutrição clínica é levar ao paciente uma maior variedade alimentar, prato colorido e com os diversos grupos alimentares. Dietas vegetarianas restritivas, monótonas ou desequilibradas podem acarretar deficiências nutricionais com relação ao ferro, vitamina B12 e proteínas. Além disso indivíduos vegetarianos e veganos podem precisar de suplementação medicamentosa de vitamina B12.

PRÉ-CONCEPÇÃO

Você sabia que os hábitos de vida e o estado nutricional dos pais podem repercutir em doenças em longo prazo para o bebê e impactar a saúde das próximas gerações? Exatamente! O ideal é que os casais procurem acompanhamento nutricional pelo menos 3 meses antes de iniciar as tentativas de engravidar. Nesse acompanhamento ajustamos tanto a alimentação como a suplementação para melhorar o estado nutricional dos pais. Problemas metabólicos, obesidade, consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo etc tudo isso tem impacto importante na vida do bebê e das próximas gerações.

FERTILIDADE

A nutrição para fertilidade envolve aumento de alimentos/nutrientes que melhoram a frequência ovulatória. Para mulheres e a qualidade do sêmen para os homens, colaborando para o casal engravidar. Além da nutrição materno infantil, os bons hábitos de vida também colaboram para a fertilidade. Casais que dormem bem, realizam atividades físicas, de lazer e cuidam da saúde têm fertilidade aumentada e previnem problemas tanto na gestação para a mãe como para o bebê.

GESTANTES

A gestação é um dos momentos mais importantes relacionados à nutrição da mulher. Pois além de ser um momento único e que temos que ter cuidado com a saúde da mãe. Também é o momento da programação metabólica de um novo ser. O controle de peso é importante, mas a questão maior certamente é a qualidade que esse peso é ganhado. A mulher pode até ter um ganho adequado, porém com uma dieta pobre em nutrientes, que são extremamente importantes para o desenvolvimento adequado do bebê. Sendo assim, uma dieta equilibrada e individualizada, elaborada de acordo com o estado nutricional. E com os sintomas da gestante, com suplementação adequada de vitaminas e minerais é imprescindível na gestação.

LACTANTES

A alimentação saudável da mulher no pós-parto é certamente essencial tanto para a mãe. Para garantir um bom estado nutricional, proporcionando de fato, uma perda de peso saudável e fortalecendo a amamentação, como também para o bebê. Quanto mais variada for a alimentação da mãe, mais benefícios terá tanto para a saúde dela, como do bebê. Os alimentos que a mãe consome estão diretamente de fato, relacionados com a qualidade e o sabor do leite materno. Quanto mais variada a alimentação da mãe mais benefícios trazemos ao bebê na fase da introdução alimentar. É importante lembrar que existem muitos mitos alimentares que são orientados nessa fase para melhora de cólica, alergias etc. Um acompanhamento nutricional individualizada auxilia e facilita a rotina da mãe que está amamentando.

INTRODUÇÃO ALIMENTAR

Chegou a tão esperada introdução alimentar e com ela uma série de dúvidas. O segredo é paciência e persistência com os pequenos. As práticas alimentares até o primeiro ano de vida constituem um marco importante na formação de hábitos saudáveis nas crianças que irão permanecer por toda a sua vida. Nós pais somos responsáveis pelo o que nossos filhos vão comer e eles responsáveis pela quantidade que vão ingerir. Nós não sabemos quanto cabe no estômago deles e precisamos respeitar o limite deles. É normal começar com o volume de 1 colher de sopa e aos poucos ir aumentando gradativamente conforme de fato, for melhorando a aceitação. Não se desesperem com a quantidade que eles comem e sim evitem dar industrializados e coisas desnecessárias (bolacha maria, biscoito polvilho, petit suisse e assim por diante). Nessa fase muitas sugestões são dadas, porém as recomendações mudaram muito e o que era recomendado 10 anos atrás não é o mesmo que hoje. Hoje em dia, além de novas recomendações existem formas de realizar essa introdução alimentar. Além disso o nutricionista materno infantil é capaz de te orientar em todos as questões e novas recomendações. Vale a pena investir em uma fase com tantas informações conflitantes.

MASSOTERAPIA

Drenagem Linfática – Esse tipo de massagem, que deve ser feita com movimentos delicados e rítmicos, varre as toxinas do organismo, elimina o inchaço e colabora com a oxigenação da pele, suavizando o aspecto da celulite.

Massagem modeladora – Essa massagem é sob medida para desenhar curvas e realizada com maior vigor, combate a celulite, flacidez e elimina as gorduras localizadas moldando o corpo.

Massagem redutora – É feita com movimentos de deslizamento e amassamento profundos, seguindo um ritmo acelerado. Também é usado acessórios para potencializar a ação das manobras.

NUTRIÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Após o período de introdução alimentar temos a consolidação do paladar, na infância. Então quanto mais variada e com qualidade for a alimentação melhor será a formação dos hábitos alimentares para a vida toda. Além dos bons hábitos alimentares, uma boa alimentação pode ter influência no aprendizado, no sono, e em outras áreas da vida criança e do adolescente. Invista em uma boa relação na nutrição da criança e do adolescente criança principalmente com o alimento. Pois isso certamente vai refletir para a vida toda. Para crianças e adolescentes com alterações laboratoriais de colesterol, glicemia e outras é imprescindível um acompanhamento nutricional para melhor controle e aprendizado com a alimentação nessas condições específicas.

RADIOFREQUÊNCIA

A radiofrequência é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, sendo muito eficaz para eliminar rugas, linhas de expressão e até mesmo a gordura localizada e também a celulite, sendo um método seguro com efeitos duradouros.

Estética:

– Rejuvenescimento facial

– Pós operatório tardio

– Flacidez cutânea                                                  

– Fibrose pós-cirurgia

– Rugas

– Cicatrizes hipertróficas ou queloides

–  Lipodistrofia Ginóide

– Celulite

– Hiperpigmentação periorbital

–  Adiposidade localizada

– Equimoses

– Estrias

– Modelação corporal

–  Cicatrizes de acne

– Pré operatório

TERMOTERAPIA: Manta Térmica

Existem 6 tratamentos principais que podemos utilizar a manta térmica:

 

– Tratamento contra celulite

– Massagem relaxante

–  Analgesia

– Redução de medidas

– Protocolos desintoxicantes

– Permeação de ativos.

 

A manta térmica é muito utilizada para tratamentos corporais que visam reduzir medidas (através do “desinchaço” causado pela retenção de líquidos, acúmulo das células de gordura e inflamação do organismo).

 

Os benefícios são:

– Relaxamento

– Vasodilatação cutânea;

– Aumento do fluxo sanguíneo superficial

– Melhora na permeabilidade cutânea dos ativos;

– Estimula a renovação da pele

– Efeito anti-inflamatório.

DETOX IÔNICO DOS PÉS

A desintoxicação iônica, também conhecida como hidrodetox ou detox iônico, é um tratamento alternativo que tem como objetivo desintoxicar o corpo através da harmonização dos fluxos energéticos através dos pés. Apesar de ser dito que a desintoxicação iônica é capaz de promover a eliminação de toxinas e tratar doenças, diminuir estresse e ansiedade, e promover melhora da circulação sanguínea

Os benefícios da desintoxicação iônica através dos pés incluem: • Desintoxicação do corpo, como o fígado, rins e intestino; • Melhoramento da circulação sanguínea; • Diminuição dos sintomas da menopausa; • Diminuição do estresse, ansiedade, transtornos do sono e problemas de pele; • Regeneração do corpo; • Prevenção do envelhecimento precoce, já que promove a eliminação de radicais livres; • Sensação de bem-estar.

VINHOTERAPIA

A vinhoterapia é um tratamento terapêutico feito a base de vinhos ou uvas e suas sementes. Para iniciar o processo é feita uma esfoliação e, posteriormente, é aplicada, em todo o corpo, a bebida em temperatura mais elevada.

É possível a ingestão da bebida para auxiliar na eficácia do tratamento. Esse procedimento provoca a termogênese, que é algo que o nosso corpo já faz para manter o equilíbrio térmico, e é isso que elimina as indesejáveis gordurinhas.

 

Beneficios: nutrição, renovação, clareamento e maciez da pele; sem mencionar as suas propriedades para entardecer o envelhecimento, redução de medidas, por conta da termogênese e além disso, tem o grande poder de diminuir as celulites e estrias.